sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A origem dos cupcakes


O termo cupcake significa “bolo de xícara”, uma maneira rápida que os americanos inventaram de fazer bolo, cuja quantidade de ingredientes básicos era medida em xícaras.
Na Inglaterra, o cupcake é conhecido como fairy cake (“bolo de fada”) baseado numa lenda de que seriam compartilhados com as fadas.
Os ingredientes básicos são a manteiga,o  açúcar, os ovos e a farinha de trigo. Até então, um bolo comum! Mas o grande diferencial que dá charme ao cupcake é a decoração, o que dá asas à imaginação de qualquer confeiteiro.
É difícil precisar a origem do cupcake. Alguns especialistas atribuem à americana Eliza Leslie, que já no início do século XIX registrou a receita em um livro.
A diferença entre o cupcake e o muffin, aquele bolinho também famoso nos Estados Unidos, está na textura da massa: o cupcake é um bolo mais leve e macio.
Os americanos gostam do cupcake básico de baunilha (massa muito seca) com coberturas em geral feitas com cremes amanteigados e de sabor bastante doce. Para o paladar dos brasileiros, as receitas lembram mais os quitutes de nossas avós (bolos macios variando da baunilha à laranja, chocolate, cenoura ou côco) com outros recheios, como de brigadeiro, goiabada e coberturas menos doces.
De um jeito ou de outro, o cupcak  está conquistando a cada dia mais brasileiros. E eu sou uma dessas pessoas que se renderam ao prazer de elaborar e confeitar essas delícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário